Revista Philomatica

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O craquelê do verniz: o caso Regina Duarte/Maitê Proença


Não é segredo: vivemos dias de intenso falatório, alteridade, lugar de fala e otras cositas más. Nada contra, ao menos podemos espernear, escancarar as mandíbulas, gritar e rir às desbragadas - quando convém. Ocorre que os discursos tem-se tornado impositivos e na rinha para definir o que é democrático e o que é fascista, ninguém dá o braço a torcer. Ambos os lados querem vencer no grito – ou no tiro -, e tudo fica por conta do gosto do freguês. Este, como se diz em jargão comercial, sempre tem razão, por isso não discuto, aceito pura e simplesmente, ainda que a meninge pulse a ponto de parecer explodir e/ou esmagar o encéfalo (aqui também tudo depende do ponto de vista do leitor).
Mas troquemos em miúdos toda essa farelagem: deu no Figaro; ontem, na França, Mélenchon (para quem não o conhece, Mélenchon é um daqueles políticos que grudam como craca na crosta do navio e que, hora ou outra tem sérias dificuldades em esconder seu proselitismo, misto de oportunismo e corporativismo – ah!, esses “ismos”), diante da pergunta embaraçosa de uma jornalista do sul do país, questão que por sinal desnudara toda a sua incoerência e seu mal caráter, resolveu ridicularizá-la e, para isso, destacou o sotaque sulista da moça.
Qu'esseuh-que ça veut direuh ? Quelqu'un a-t-il une question formulée en Français? Et à peu près compréhensible? (O que isso quer dizer? Alguém tem uma pergunta em francês? Um pergunta que seja um pouco compreensível?). Voilà, pego de calças curtas, Mélenchon deixou cair a máscara e revelou-se como é; o verniz craquelou! Em tempo: Mélenchon estava exasperado face à visita da polícia à sede do partido nanico que ele representa e, de quebra, como é comum nesses casos, virou-se contra os juízes, magistrados, aliás, que defendera recentemente quando emitiram ordens para investigar seus oponentes políticos. Mas isso é história de - e para - gauleses; o que vale ressaltar são as ranhuras no verniz que cobre o caráter de Mélenchon, político de esquerda que sempre militou em favor dos desfavorecidos e das minorias, algo louvável, diga-se. Contudo, ao primeiro incômodo, esqueceu-se de sua origem marroquina e ejaculou todo o seu preconceito, apontando o sotaque da jornalista, salvo engano, de Marseille. Nobody’s perfect, claro! Mas, no mundo da politicagem, pautado por causas que sustentam discursos (e vice-versa) e garantem votos, isto é uma bela de uma escorregadela que mostra, de fato, o que pensa Mélenchon sobre aqueles que não pensam exatamente como ele. E não nos esqueçamos de que nos trópicos temos as mulheres de grelo duro! É sempre bom lembrar!
E, já que falo dos trópicos, situação análoga de verniz craquelado, ocorreu ao longo da semana. Regina Duarte, atriz reconhecidamente de direita por seus posicionamentos políticos, deixou-se fotografar ao lado de um dos presidenciáveis. Movimento do bumerangue? Ao voltar, veio todo conspurcado de ódio, raiva, injúria, xingamentos e todo o mais que a vilipendiação pode provocar. E tudo isso porque Regina Duarte resolveu-se posicionar politicamente. Desprezada e injuriada pelo público e colegas de trabalho (alguns, aliás, de caráter bastante discutível) que, num átimo, apagaram o passado o passado da artista, condenando-a sumariamente ao ostracismo, a atriz teve o apoio de alguns poucos corajosos que defenderam o direito dela se posicionar, afinal, o que defendem os que a condenam, senão a dita democracia?
Uma dessas corajosas foi Maitê Proença que, por sua, vez, viu-se diante dos balaços atirados pelos democráticos. Maitê, em sua conta do Instagram, publicou um vídeo justaposto a um pequeno texto cuja primeira frase deixa claro o pensamento da artista: “Você não tem mais razão que o vizinho, tem apenas outra razão.” Ora, eis aí um princípio de tolerância e de pluralidade de ideias. Na sequência a atriz exalta a coragem da colega e o repúdio às agressões que recebera, além de ressaltar o conservadorismo que impera no mundo desde os tempos ancestrais o afirmar: “O mundo sempre foi conservador e nunca gostou de quem pensa diferente. Atenas se enchia de motivos e guerreava com Sparta, japoneses com chineses, judeus com palestinos, pretos com brancos, protestantes com católicos, e até crianças de cinco anos fazem bullying com seus coleguinhas que parecem diferentes.”
A frase da atriz foi lida ao gosto de seus opositores: os comentários são tão agressivos quanto os destinados anteriormente a Regina Duarte. Há internautas que afirmaram estar ela a defender torturadores e matadores de homossexuais...
No frigir dos ovos, mais uma vez tem-se o craquelê do verniz, qual seja, eu defendo a tolerância, o respeito, a diversidade, a alteridade e uma convivência pacífica desde que você pense como eu, caso contrário, democraticamente, você deve ser expurgado da sociedade e não importa se tenhamos que expurgar vários, até que logremos todos de uma mesma ideia. Ao menos assim não teremos qualquer autoritarismo e sequer tragédias, afinal, como dizia o grande líder, “a morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística”.
Como concluir?
– “... ... ... ... ... ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário