Dentro
do movimento marxista, utiliza-se o termo "revisionismo" para se
referir a ideias, princípios, teorias ou correntes que mudam de modo significativo
os fundamentos do marxismo, desafiando algumas de suas teses revolucionárias
e/ou desviando-se da ortodoxia marxista-leninista. Em geral, é mais usado por
aqueles que veem essas revisões como um ato de abandono ou traição do
pensamento marxista. Portanto, o termo "revisionismo" é
frequentemente usado de maneira pejorativa.
Pejorativo
é o termo. Não por outra razão, tratando-se da Shoah o revisionismo confunde-se com o negacionismo do Holocausto. Intelectuais,
historiadores e políticos que pregam o negacionismo, fazem-no de modo perverso,
ainda que, ao negar, reafirmem o mal cometido ao longo do segundo Grande
Conflito. Tamanha foi a barbárie que Adorno, em um ensaio de 1949 (Crítica à
cultura e à sociedade), sentencia: “Escrever um poema após Auschwitz é um ato
de barbárie, e isso corrói até mesmo
o conhecimento de por que hoje se tornou impossível escrever poemas.”
Se
a poesia tornou-se uma impossibilidade, os cacos sobre os quais devemos
escrever estão por aí como testemunho dessa barbárie e não resta senão à arte,
em algum momento, ler e “falar” do que restou. Por isso, a memória e o
esquecimento caminham lado a lado, um depende do outro, um só existe porque o
outro existe e tal qual um palimpsesto, o esquecimento figura-se como
superfície para que lembranças e reminiscências se reescrevam.
Dito
isso, tomemos Lobato, que frequentou as manchetes durante a semana. Não
tratemos do Holocausto, mas da escravidão e seus tentáculos racistas que
perduram na sociedade. Pois bem, não é de hoje que tentam execrar Lobato. Em
2011, o CNE (Conselho Nacional de Educação), em um daqueles arroubos
politicamente corretos, recomendou que não se distribuísse o livro Caçadas de Pedrinho (1933) por
considerar que algumas de suas passagens eram racistas. À época, a histeria foi
tamanha que a personagem da Tia Anastácia estava fadada ao esquecimento, seria
apagada da obra. Até mesmo o pó de pirlimpimpim seria banido, pois a tropa do
politicamente correto, tão parecida com as senhoras da Tradição, Família e Propriedade, afirmava que os alunos
leitores poderiam associá-lo à cocaína. No baile funk pode!
Hoje,
a tropa saiu novamente ao ataque, haja vista a obra de Lobato ter caído em
domínio público, o que significa, status,
para muitos “especialistas”, equivalente ao conceito de coisa pública que temos
no país, qual seja, é público, é de todos, todo mundo faz o que quer, como
quer, quando quer, de modo que já na segunda semana de janeiro, Pedro Bandeira,
“exímio conhecedor da obra lobatiana”, decidiu “adaptar” Lobato. (Meu Deus! O
que pensa agora Marisa Lajolo?).
Bandeira
resolveu higienizar Lobato, limpá-lo com Veja Limpeza Pesada! Eis a explicação
de Bandeira (Estadão, 19/1/2019):
“Minha adaptação protege o talento de Lobato. Autores geniais como Perrault,
Andersen, Dumas ou Shakespeare têm sido adaptados sem parar. No caso de Lobato,
quase toda sua linguagem e humor devem ser preservados e foi o que fiz. Mas
tenho de mexer um pouquinho em detalhes como os xingamentos da Emília. Na época
de Lobato, isso poderia parecer engraçado; hoje, porém, é um absurdo. Sua obra
não perderá a qualidade se tirarmos, aqui e ali, xingamentos acachapantes como
‘sua negra beiçuda’.”
Pergunto:
Lobato precisa de alguém que o proteja? A meu ver, Bandeira repete a ignorância
do CNE, arvorando-se detentor da correção e da verdade, arremedo de paladino
das forças de ordem. Ao fazê-lo, Bandeira atropela a liberdade do leitor,
manifesta desconfiança na capacidade de educadores, professores e leitores
interpretarem o texto de forma correta e se posicionarem criticamente face à
obra. Isso porque o leitor pode ser tudo, menos ingênuo; em geral, ao chegar ao
texto, ele já vem imbuído de compreensões várias, alguma criticidade e
experiências de vida, hoje resultado das discussões amplamente divulgadas pela
impressa e por ONGs ao tratar das questões raciais. E as crianças? Ora, eis aí
uma tarefa para educadores!
Por
fim, nesses tempos em que o revisionismo bate à
porta, logo será a vez de Machado de Assis. Como a escravidão não existiu, o
Bruxo de Cosme Velho jamais escreveu o entrecho de Memórias póstumas de Brás Cubas, em que o menino Brás montou e fez
de cavalo Prudêncio, o menino escravo (afora inúmeros outros exemplos em suas
obras). A meu ver, racismo é exercício para a memória, discute-se às claras e não
dilapidando obras, jogando-as no Lete.
Aliás, estas deveriam ser usadas como material para refletir a questão.
Belo artigo!
ResponderExcluirConcordo que devemos respeitar a liberdade e a inteligência do leitor.
As pessoas são informadas e capazes de distinguir um comentário ou abordagem racista de uma expressão usada em determinada época.
Censurar ou adaptar Lobato, Machado! Logo veremos Drummond, Guimarães Rosa e muitos outros sendo adaptados!