Revista Philomatica

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia em Realengo: pare o mundo que eu quero descer

Há uma semana coleciono notícias; não aquelas que movimentam os chopins do Planalto e, portanto, escorregam para a manchete do dia. Procuro as míudas, as que encantam a musa da crônica, vária e leve com seus sapatinhos de cetim, como dizia o grande mestre.
Ao longo da semana, ao deslizar os olhos pelas páginas, dois assuntos me chamaram a atenção: a escola e os animais, - e acreditem - infelizmente desprovidos do encantamento que, em geral, trazem consigo. Hoje, mesmo que tivesse deixado passar Engenho de Dentro, não sei se conseguiria saltar em Realengo. Estou enojado, cansado, assustado. Talvez nunca mais queira saber do próximo baile em Realengo. Pobre Realengo. Que Deus o proteja, e a seus filhos.
A escola foi notícia durante a última semana: em Embú, São Paulo, a polícia fez a reconstituição da morte de um garoto de 9 anos, assassinado dentro de uma sala de aula, em setembro último. E o que há de novo? Mistério, mistério - relembrando o célebre bordão da personagem de Miriam Pires. A escola e os pais do aluno - supostamente autor do crime - sentaram em cima do rabo e dão tempo ao tempo, como habitualmente se diz lá no interiorzão. Mas não foi só isso, nananinanão: houve também o vídeo relatando um caso de bullying homofóbico, gravado no território aberto de uma escola pública de Alagoas e que vazou na internet. As cenas são revoltantes. Embora o aluno já tivesse um pedido de transferência de turma negado pelo diretor da escola, este desconhecia qualquer agressão. Quem o viu na TV, se compadece. Uma ingenuidade que dá gosto! No Pará, após uma briga, um rapaz perfurou as costas de um de seus agressores - dentro da escola. Na Bahia, no bairro de Imbuí, um aluno de 11 anos foi covardemente espancado por seus colegas no pátio da escola. Em São Paulo...
Quer saber? Cansei. Vou apelar para o famoso copiar-colar para que você, leitor, tenha uma ideia dos absurdos da semana (na pesquisa, hoje, colei só as notícias da primeira página!!!): Adolescente de 14 anos agride professora de escola pública ‎EPTV - 3 horas atrás Professora é agredida por aluno após pedir silêncio em SP‎ - Terra Brasil Professora diz que foi agredida por garoto de 8 anos‎ - Estadão 'Estou com medo', afirma professora agredida após voltar a escola ...‎ - Adolescente de 14 anos agride professora de escola pública em ... ‎O Globo - 1 hora atrás Professora é agredida durante briga de alunos no interior de SP‎ - G1.com.br Estudante leva facada de colega em escola ‎Diário do Pará - 20 horas atrás Aluno esfaqueado por colega em sala de aula recebe alta de hospital‎ - G1.com.br Vítima de bullying deve deixar curso em instituição ‎Jornal A Cidade - 1 dia atrás Faculdade afasta suposta agressora de aluna vítima de bullying‎ - Folha.com Aluna agredida em Ribeirão Preto será ouvida nesta quarta-feira‎ - EPTV Universitária que teve nariz quebrado por colegas não voltará às ...‎ - O Globo Aluno agride colega ‎Correio da Manhã - 34 minutos atrás Agredido a soco regressa às aulas ‎Correio da Manhã - 4 horas atrás Imbuí: Aluno é agredido em escola de engenharia ‎TÔSABENDO.COM - 2 dias atrás Vítima de bullying diz que quase desmaiou ao ser agredida em escolaProfessor agredido por aluno em Setúbal ‎TVI24 - 1 dia atrás Aluno agride professor a soco‎ - Ciberjunta Soco de aluno deixa professor com traumatismo craniano‎ - Jornal de Notícias.
E o Conselho Nacional de Educação (CNE) preocupado com as Caçadas de Pedrinho... Faz-me rir! Talvez agora, você, leitor, tenha entendido o porquê dos chopins. Ah! Aqui em São Paulo (notícia velha, do dia primeiro) os ex-deputados paulistas ainda mantêm os apartamentos funcionais. E você contribuinte, faz o quê? Paga! Paga! Paga!
Bem, havia mencionado os animais e não o fiz em razão das alegrias que eles nos proporcionam, mas, infelizmente pelo mal que o homem lhes proporciona. Parece-me ainda ouvir a voz de Schopenhauer: "O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais". E não é para menos: em Jaguariúna, próximo a Campinas, foi notícia o pequeno Burne, um filhote de pit bull encontrado todo queimado com - suspeita-se - óleo quente. Recolhido por dois funcionários da prefeitura perto de uma linha férrea, o cãozinho não conseguia abrir os olhos e nem se mexia. Levado à clínica do veterinário Danilo Testa, o filhote estava em estado de choque, desnutrido e desidratado. Também pudera! Deu de cara com um animal racional, de rapina.
Indignado, o irmão do veterinário postou fotos de Burne no Facebook e um vídeo no YouTube, que recebeu cerca de dez mil acessos num só dia.
Segundo li, Burne está sendo disputado por interessados na adoção, há até gente do exterior querendo adotar o bichinho, que talvez venha a ser o mascote da clínica. De acordo com Daniel Testa, o tratamento do animal foi difícil. O cachorrinho chorava muito quando era necessário manipular as feridas. Quase um mês depois, Burne já consegue se alimentar e passa o dia brincando com uma poodle que também vive na clínica. Na próxima semana, Burne passará por uma cirurgia plástica reparadora para a reconstituição das pálpebras. O objetivo é uma correção fisiológica para a lubrificação dos olhos, hoje feita à base de colírio. O sofrimento de Burne ainda não acabou: a cirurgia deve demorar cerca de 50 minutos e deve ser utilizada pele do dorso para o enxerto. A chance de sucesso é de 95%.
Foi notícia também o caso da ursa ocorrido na fronteira da cidade de Belgorod, oeste da Rússia. Um cidadão ucraniano transportava o animal sob um cobertor em sua van, sem qualquer documentação. O animal pertence à espécie dos ursos marrons sírios, ameaçada de extinção e, desnecessário dizer, não têm o hábito de passear de van, sobretudo, cruzar fronteiras sem passaporte. O dito cujo afirmou trabalhar num circo; a ursa, disse, é como alguém de sua família. Parece-me que lá, como em algumas cidades brasileiras, o homem, indolente, ainda ganha o vil metal às custas de animais que, duvido, tenham justa recompensa.
Notícia boa para eles? O cavalo, em Goiânia: resolveu tomar um banho e não conseguiu mais sair da piscina. Precisou da ajuda dos bombeiros. Final feliz.
Final feliz não foi o que proporcionou o passageiro que passou por Engenho de Dentro e resolveu saltar em Realengo. A tragédia foi imensa. Crianças assassinadas dentro de uma escola: doze almas já partiram, sem contar os feridos. O porquê? Muito se especula, pouco se sabe. Os traumas? Para os envolvidos e suas famílias, talvez sejam para uma vida toda. Inacreditavelmente, no meio deste imbróglio todo, o carniceiro do Realengo deixou uma carta doando sua casa para uma associação de proteção aos animais. Freud help us.
Pare o mundo que eu quero descer, afinal, como dizia o pregador, vanitas vanitatum, et ominia vanitas. E a crônica deixou de ser leve.

Imagens: Todas disponíveis no Google Images: 1) Burne com o veterinário Murilo Testa, publicada no site da UOL Notícias, sem créditos; 2) a ursa e 3) o chopim do brejo, pássaro que "obriga" outro pássaro a cuidar de seus ovos e pune os que se recusam a fazê-lo. Os ninhos rebeldes têm seus ovos destruídos e acabam produzindo menos filhotes. Algo parecido com que o governo faz com você e seu dinheiro. A foto é de celsoparis@gmail.com (2008) disponível também no Google Images.


Nenhum comentário:

Postar um comentário